12.3.08

...Credo! mas é natural...

Será de mim, ou o tempo tem vindo a passar cada vez mais depressa?
Parece-me que não…

Ainda outro dia, uma conversa de adultos - cujo o conteúdo já não recordo mas, certamente, ‘importante’ e ‘sério’ q.b. para ignorarmos, de igual forma, a presença dos adolescentes ali ao lado e o zunzum de fundo da tv - foi cortada por um comentário, que levou-nos a ficar suspensos durante alguns - longos - segundos de silêncio, com pontos de exclamação e interrogação a pairar no ar.

- O quê?! Já! Já 5 anos?!?!... Oh... meu deus!!!...

Calamo-nos, num acto inconsciente, parados a olhar a ‘menina’, geração “Morangos com Açúcar”, à procura da causa para tanta admiração, enquanto ela, indiferente, continuava seu raciocínio:

- Já foi há 5 anos!!!... Credo! Estou a ficar velha!

Quê?! Uma adolescente a achar-se velha?! E porquê?
Bom. Ainda meio boquiabertos, percebemos que aquela reacção fora desencadeada pela publicidade a um programa da SIC em homenagem a António Camacho. Ela acabara de experimentar a sensação que é recordar com clareza um acontecimento de há vários anos - ele falecera há 5!

Ufa! Afinal não era grave, só natural.
E natural também foi eu partir à recolha de lembranças.

Num instante, dei comigo a comparar o actual, e já vulgar, GPS com o Kit - amigo semi-humano de Michael Night; ao olhar para o pc, pareceu-me mais um brinquedo, longe dos verdadeiros 286, que se riam dos computadores à cartão sem imaginar os Bites, Bytes, Giga e Giga Bytes que estavam para vir; a K7 faleceu, os Singles e Lps em Vinil passaram a ser objectos de culto, o Cd vulgarizou-se, o Mp3 já cedeu lugar ao Mp4; os filmes em VHS estão em vias de extinção, aos canais de televisão públicos e nacionais vieram juntar-se os privados e internacionais, generalistas e temáticos, por cabo, satélite e fibra óptica, transmitidos em TFT’s, LCD’s, Plasmas, Projectores, Ecrãs Panorâmicos, imagem de alta definição e munidos de colunas de som; os telemóveis deixaram antenas para trás, diminuíram em peso e tamanho, aumentaram na variedade de marcas, modelos, cores, capacidades, funcionalidades e no número de vendas. Continuei a recuar, escangalhei-me a pensar no imaginário futurista do “Espaço 1999” e, finalmente, encontrei o equivalente aos “Morangos” - o “Verão Azul” -, em que era radical andar durante todo o dia, junto ao mar, livres, de cá para lá, a passear de bicicleta, a comer gelados, a solucionar quebra-cabeças, a namoriscar…

…Credo!
Também estou a ficar velha!!!


4 comentários:

Anónimo disse...

Que saudades!!!Isso sim, eram bons tempos! Sinto-me um preveligiado por pertencer a essa geração, a do verão azul e k7 e ainda hoje gosto de namoriscar e dar grandes passeios de bicicleta.

Estamos todos!
bjo
LP

mm disse...

claro! esta foi somente uma 'brincadeira', um exercício mental à propósito deste episódio!
acho q não sou demasiado saudosista, mas também sinto o mesmo - esse privilégio de liberdade e de valorizar pequenas coisas (talvez por serem poucas, eram e continuam a ser mais intensas!)

...e isto de envelhecer tem o seu lado positivo: tudo que de bom vamos acumulando na memória, no espírito, na pele, no coraração!...
não é, LP? ;)

bjt

Jo disse...

somos duas...
;)

e não é saudosismo, claro! é apenas nostalgia saudavel.

beijo*

mm disse...

mariazinha:
o passar do tempo tem q oferecer-nos alguma mais-valia, verdade? ;)

bj*